CRIATIVANDO DESENHAÇÃO, o que é, o que é?

CRIATIVANDO DESENHAÇÃO é uma proposta de curso via EAD, agregado a propósito e iniciativa POHL – Português como Língua de Herança. 

Nesse projeto, confinada em lockdown aqui na Inglaterra mergulhei fundo nesses meses iniciais desse 2021 tão doido… Insight, oportunidade, pesquisa, projeto, criação de identidade e comunicação, prospecção de público, laboratório… etapas lindamente cumpridas com o apoio incondicional e parceria de uma pessoa dedicada, competente e apaixonada pelo que faz, a Ana Gisele Lubas, da Sabia Duvida – Escola de Português como Lingua de Herança, de Londres. Se não fosse o incentivo dela, nada teria saído do campo do “será que dá?”. Crédito também para o Régis Tractemberg, e o Curso Teoria e Prática do Design Instrucional, onde formatei o projeto sob a batuta competentíssima e contribuições preciosas do mestre.

Nasceu o CRIATIVANDO DESENHAÇÃO, que busca trabalhar o desenho em ação para potencializar a criatividade, com histórias, músicas, vídeo, arte e muito desenho. Buscamos instrumentalizar os participantes para que, ao pensarem, dominem e usem os elementos gráficos com mais consciência e capacidade para expressarem o universo imagético que possuem em suas cabeças, pensamentos e coração, graficamente. E um fator adicionado torna tudo mais rico: para além de misturar desenho e prática da Língua Portuguesa, juntamos nos encontros online semanais, pais, filhos e avós para desenharmos juntos e estabelecermos encontros e conexões afetivas entre as crianças brasileiras residentes no exterior com os seus no Brasil. Cada criança elegeu um convidado da família para participar junto das atividades propostas nos encontros. Via Zoom, juntamos brasileirinhos na Inglaterra à vovós, titias e primos no Brasil. Em parceria com a Escola Sabia Duvida, fizemos muita arte, estimulamos criatividade, ampliamos domínio gráfico, potencializamos contato com a cultura brasileira, atando com mais força laços familiares e praticando a língua portuguesa juntos.

CRIATIVANDO nasceu primeiro tentando ser uma adaptação do MeAjudaADesenhar,Ju? para o universo online. Mas se revelou tão único quanto a ideia inicial, que foi uma alegria e realização em vários níveis para mim, como profissional, como artista, como educadora. MeAjudaADesenhar,Ju? foi realizado no Brasil por 2 anos e com a mudança para Inglaterra e a pandemia, ficou na gaveta, em standby. Eu achava que tinha deixado para trás toda a estrutura tão amada que eu tinha conseguido construir com tanto cuidado no Brasil. Sentia tristeza. Achava que para reconstruir aqui não teria jeito… Até que a Ana me fala: você não deixou tudo para trás. Tudo está aí dentro de você, você trouxe tudo que precisava ♥ . E não é?

O contato aqui no exterior com a Ana Gisele e essa iniciativa chamada POHL – Português como Língua de Herança – me apresentou essa ação fantástica que agrega educadores brasileiros espalhados pelo mundo, despertos a dar oportunidade às crianças brasileiras e filhos de brasileiros residentes no exterior a manter contato e aprendizado com a língua portuguesa. O intuito é preservar e resgatar cultura, identidade e entendimento da importância das suas origens através da língua. Presentes em várias cidades da Europa e do mundo, pequenos centros oferecem aulas semanais em português para essas crianças. CRIATIVANDO DESENHAÇÃO veio fazer parte dessa belezura toda, juntando desenho e prática do português, em família. Aplicado em parceria com a iniciativa POHL Escola Sabia Duvida de Londres – Escola de Português como Língua de Herança, cumprimos neste mês de Abril a etapa de aplicação prática do projeto.

Foi uma experiência simplesmente maravilhosa e o tamanho da minha gratidão à Ana, responsável pela Escola é imenso. É claro nela profunda identificação pessoal e vocacional com a proposta que cumpre. Acompanhou comigo cada etapa de criação do projeto. E estava lá presente, colaborando e me ajudando a gerenciar cada aula. Ao final de cada encontro, ver que ampliamos os horizontes e as conexões dos participantes nos enchiam de alegria de um tanto, que transbordava.

Finalizamos o laboratório e agradecemos imenso, de coração, a cada criança e convidado que participou. Vocês nos ajudaram demais. Vamos pensar ajustes, melhorias, recursos a agregar, e esperamos continuar esse caminho juntos. Vamos seguir projetando a ideia, e esperamos em breve trazer novidades. 

Trabalho que acontece e transforma a mim e ao outro. Muito, muito obrigada!

Um comentário em “CRIATIVANDO DESENHAÇÃO, o que é, o que é?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s